Amados paroquianos e visitantes internautas. Com grande alegria apresento o nosso tão esperado e novo site da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Vilhena. Após um longo e planejado trabalho da Pastoral do Dízimo, hoje podemos navegar e conhecer nossa realidade missionária paroquial.
Graças a essas maravilhosas tecnologias, a convivência humana assumiu dimensões novas: o tempo e o espaço foram superados, o ser humano tornou-se um cidadão do mundo, co-participante e testemunha dos acontecimentos mais distantes e das vicissitudes de toda a humanidade.
A Igreja também quer dar sua contribuição para o ordenado progresso do mundo da comunicação: contribuição de inspiração, de encorajamento, de exortação, de orientação, de colaboração, enfim, de abertura aos novos métodos tecnológicos.
Falando do tempo quaresmal:
Durante seu pontificado, o Papa Francisco tem recordado repetidamente que a Quaresma é um momento propício para uma autêntica conversão do coração. Vamos iniciar uma vez mais o novo caminhar: a quaresma 2022.
A Quaresma é um caminho de 40 (quarenta) dias que conduz ao Tempo Pascal. Para São Paulo, é “o momento favorável” para fazer “um caminho de verdadeira conversão”. Para Santo Agostinho, é o símbolo da vida do ser humano. Este tempo, iniciado com a Quarta-Feira de Cinzas, interpela todos nós a vivermos mais intensamente o Ano Litúrgico, o Mistério Pascal.
Papa Francisco: “estamos no mundo para caminhar da cinza à vida”.
O caminho da Quaresma é uma busca de conversão através dos três elementos espirituais: ORAÇÃO, JEJUM E ESMOLA – (MATEUS 6,1-18).
O primeiro elemento é a oração. Ela é a força do cristão e de toda pessoa que segue Jesus Cristo. Na fraqueza e na fragilidade de nossa vida, podemos voltar-nos para Deus com uma confiança de filhos e entrar em comunhão com Ele. Diante de tantas feridas que nos fazem mal e poderiam endurecer nosso coração, somos chamados a mergulhar no mar da oração, que é o mar do amor infinito de Deus, para saborear sua ternura. É aquela sintonia do humano com o divino. A Quaresma é tempo de oração, de uma prece mais intensa, mais prolongada, mais assídua, mais capaz de cuidar das necessidades dos irmãos; prece de intercessão, para interceder perante Deus por tantas situações de pobreza e de sofrimento.
O segundo elemento característico da caminhada quaresmal é o jejum. Devemos tomar cuidado para não fazer um jejum formal, ou que, em verdade, nos sacia, pois nos faz sentir satisfeitos conosco mesmos. O jejum tem sentido se renunciar o supérfluo e disso resulta um benefício para os outros, se nos ajuda a cultivar o estilo do bom samaritano, o qual se inclina sobre o irmão em dificuldade e cuida dele. É um sinal de tomada de consciência e de responsabilidade face às injustiças, aos abusos, sobretudo com relação aos pobres e aos pequenos; é também sinal da confiança que depositamos em Deus e na sua Providência.
O terceiro elemento é a esmola, ou a caridade, se assim queiram chamar. Esta indica a gratuidade, porque na esmola dá-se a qualquer um de quem não se espera receber algo em retribuição. A gratuidade deveria ser uma das características do cristão, o qual consciente de ter recebido tudo gratuitamente de Deus, isto é, sem mérito algum, aprende a dar da mesma forma aos outros. Hoje, com frequência, a gratuidade não faz parte da vida cotidiana, na qual tudo se vende e se compra. Tudo é calculado para gerar lucro e mais lucro às vezes sem necessidade. A esmola nos ajuda a viver a gratuidade do dom, que nos liberta da obsessão da posse, do medo de perder aquilo que se tem, da tristeza de quem não quer compartilhar com os outros o próprio bem-estar.
Enfim, que a Quaresma possa reavivar em nós o desejo de viver na Palavra de Deus e na esperança da Ressurreição. Que a oração, o jejum e a esmola nos ajudem na conversão do coração e nos preparem para viver o Tempo Pascal: o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Aproveitemos o máximo este tempo que Nossa Mãe Igreja nos apresenta.
São estes os nossos votos muito cordiais, que estimamos dirigir neste tempo quaresmal, enquanto invocamos de coração as copiosas bênçãos divinas sobre todos os que nos interagem, e sobre todos os que dedicam a sua experiência tecnológica, sua genialidade intelectual, suas solicitudes espirituais, fazendo dos meios de comunicação uma aproximação do reino de Deus.
Cidade de Vilhena, 01 de maio de 2022
PADRE SIVALDO CHERQUI